Friday, January 21, 2011

Travessia África-Europa via Ceuta

Queria sair logo do Marrocos. Apesar das cores, sons e paisagens, o país muito me irritou. O que adianta ser barato se todo mundo quer te passar a perna? O penúltimo taxi que peguei milagrosamente me cobrou o preço do taxímetro (5,40 dirhan = 1,08 reais), paguei 10 a ele. Quando cheguei a Tetouan é que levei a maior facada. O taxi deveria sair a 20 dirhan segundo o meu guia. Saiu a 300, 200 pro "fiscal" e 100 pro taxista, que obviamente ficou puto quando descobriu (isso num dialogo misto de francês, inglês, portunhol e arabenhol). Eu, otário, fiquei feliz de sair do país (sério, odeio ser ou achar que estou sendo eenganado, ainda mais sistematicamente. Mas 30 euros vale a liberdade rs).

Chegando na fronteira descobri que o taxi nao pode entrar em Ceuta. Até aí, compreensível. Lógico que era uma confusão e tinha um carinha pra vender o papel da imigração, peguei um e dei as moedas que ainda tinha no bolso (2 dirhan), ele nao gostou mas foi tranquilo, ainda quis me ajudar a preencher o papel mas eu passei do ponto onde ele podia ir e fui embora. Detalhe é o peso da mochila: uma com 23 quilos cravados, outra com uns 7 provavelmente.

 Me senti o próprio imigrante ilegal em Tijuana rs. Vários marroquinos querendo passar e os guardas vetando. Sempre fugindo dos marroquinos que vinham tentar falar comigo, tentei passar a fronteira e um guarda espanhol (viva!) me mandou pegar o carimbo. Havia 4 filas, 1 só com mulheres. Deixei essa pra lá e fui pra outra. Veio um marroquino me dizendo que tinha que ir pra fila 4 e nao dei bola. Quando chegou a minha vez, o cara me mandou ir pra fila 4! Lá o cara me fez as perguntas de praxe e carimbou o meu passaporte. Beleza, pensei, estou livre. Passei, então, pelo guardinha espanhol e fui andando. Ninguém mais veio falar comigo, perguntei pra uma guarda onde era o ponto de ônibus, mas acabei pegando um taxi (3,40 euros no taxímetro!!).

A coisa fica divertida na volta. Acordei no dia seguinte, andei pela cidade procurando ima de geladeira e cartão postal, fiz o checkout e peguei um taxi pra ir pegar o barco pra Algeciras. Chegando lá nao havia o de 12h, só às 14h. Comprei assim mesmo pensando que iria perder o trem pra Granada. Enquanto esperava pra trocar o voucher pelo bilhete (qual o sentido de você comprar um voucher, ir pro guiche ao lado e ter que trocar por um bilhete?!? Olha que isso é Espanha e não outro país ibérico!), as pessoas começaram a fazer fila e entrar pro saguão. Só aí me toquei que o fuso horário da Espanha é diferente do de Portugal e do Marrocos! Quase perdi o barco, parte II. A parte I é que, como nao sabia do fuso horário, eu perdi o das 12h de burrice. Sempre confiram o fuso horário ao atravessar uma fronteira!

Finalmente na fila pra entrar, no barco. 13h30min. Me vira o policial espanhol e me pergunta cadê o carimbo. Mostrei pra ele. Aí, momento de tensão (cadê a trilha sonora?): o que eu tinha era a saída do Marrocos, nao a entrada na União Européia! Ele ainda me disse que se eu embarcasse poderia ser preso (fez sinal com a mao, como se fossem algemadas). Depois de verificar que eu nao era imigrante ilegal, só turista desavisado mesmo, mandou (realmente muito gentil!) voltar a fronteira pra pegar o visto e disse que eu podia trocar a passagem depois. Quase perdi o barco, parte III: ilegal na Europa!!! Eu, crente que nao tinha "saído" do Marrocos, nao tinha era entrado na Espanha!

Saí igual a um louco com o passaporte na mao. Acho que isso é comum porque tinha 2 caras do lado de fora já me oferecendo taxi! Pensei que era enrolação marroquina, mas o cara me garantiu que era serio e que só custaria 13 euros. Fui. O motorista era marroquino e nao falava espanhol direito, mas sabia das chuvas no Rio. 13h40 chegamos na fronteira. O guarda demorou 10 minutos pra carimbar meu passaporte (mas com autoridade a gente nao discute, né? Eu só olhava pro relógio o tempo todo). De novo no taxi, o motorista diz que se for rápido dá tempo. Lógico que tinha um motorista lerdo na frente, né? 13h58min - chegamos na estação de barco. Dei 15 euros pro carinha que agradeceu a gorjeta (devia ter dado os 90 dirhan que não consegui trocar em Ceuta e agora são inúteis pra mim) e me disse: agora corre. Sai igual um louco com os 30kg nas costas, furei a fila que ainda estava lá. O guardinha me reconheceu e disse que nao precisava correr porque todos iriam pegar o barco das 14h. Ufa! Só que na fila do raio X vem um funcionário local e diz que o barco das 14h já ia sair! Eu mais 30kg e uma sacola com o café da manhã/almoço (iogurte, chocolate e madalenas) novamente correndo! Quase perdi o barco, parte IV. Mas deu tempo. Consegui atravessar o estreito de Gibraltar como queria!

Pra pegar o trem foi tranquilo, mas também corrido. Tinha uma mulher na frente do taxi fazendo barbeiragem e conversando a 30 por hora, mas consegui comprar o bilhete e embarcar. Senão era ou dormir do lado de fora da estação, alugar um carro ou pegar o único trem que sairia depois pra Ronda (que vou verificar agora no meu guia onde fica!).

Gleison, Estreito de Gibraltar, 21/01/2011

No comments:

Post a Comment